quarta-feira, junho 24, 2009

Comunicação interpessoal na empresa - o saber e o querer

MATERIA RETIRADA DO SITE
http://www.rh.com.br/Portal/Comunicacao/Artigo/6039/como-se-comunicar-bem.html

Comunicação interpessoal na empresa - o saber e o querer

A comunicação entre os seres humanos faz história através dos tempos. Haja Babel! Digo gato, o outro entende sapato, tenho uma intenção e recebo uma reação inesperada e adversa. Sorrio e tenho como resposta expressões de desagrado. Pergunto sobre flores recebo espinhos.

Ouvindo a música "a seta e o alvo" (Paulinho Moska e Nilo Romero) imediatamente sua letra fez-me pensar nos desencontros entre as pessoas no ambiente empresarial e destacar algumas falas, inspiradas na letra, das quais vou tratar neste artigo, e que influenciam sobremaneira na comunicação e nos relacionamentos.

...enquanto alguns andam no labirinto, outros caminham em linha reta. Eles querem a festa e seus pares só pensam em atingir a meta. Há aqueles que lançam a alma no espaço e outros ficam com os pés na terra. Há os que querem saber a verdade e aqueles que se preocupam em não se machucar. Olhar o infinito ou colocar óculos escuros? Experimentar o futuro ou lamentar-se pelo que não se é? Correr riscos ou se satisfazer com metades? Liberdade ou portas fechadas?

Desde que iniciei minha atuação como facilitadora de grupos empresariais, em treinamento e desenvolvimento (e lá se vão mais de vinte anos!) o tema comunicação e relacionamento interpessoal tem sido vasculhado, tratado, desenvolvido e teorizado por diversos especialistas. As publicações são diversas e sua abrangência é infinita.

O processo aparentemente simples, está em meio a um paradoxo: os diversos meios de comunicação se expandem (principalmente devido aos avanços tecnológicos) enquanto as pessoas se afastam mais e mais, perdendo a oportunidade de encontrar um ponto comum – um alvo – que permita o realinhamento dos relacionamentos.

Como conseqüência, estamos diante de um ambiente altamente tecnológico, onde os mais modernos recursos de comunicação estão cada vez mais acessíveis e eficientes, e manuseados por pessoas que não se alinham, levando os empresários e gerente a uma atuação desintegrada, afetando os resultados do negócio.

Quando ouço depoimentos de gerentes que se queixam do recebimento excessivo de e-mail sem importância, da dificuldade em reunir o staff para tratar de assuntos estratégicos e das omissões de informações importantes para o desenvolvimento de seu trabalho, percebo que a comunicação interpessoal está por trás deste cenário.

É para ela que nossos olhares devem se dirigir. Mas não podemos analisá-la somente sob a ótica do conhecimento ou da informação. Estes, podemos acessar livremente.

Ao tratar a comunicação interpessoal, precisamos compreendê-la como um processo que envolve duas palavras-chave: Saber e Querer.
Olhar o infinito ou colocar óculos escuros? Experimentar o futuro ou lamentar-se pelo que não se é ? Correr riscos ou se satisfazer com metades? Liberdade ou portas fechadas?

Saber
O saber, aqui caracterizado como aqueles procedimentos, fatos e conceitos apreendidos nas experiências vividas - as informações que recebemos e julgamos corretas no trato cotidiano com o outro.

Estes saberes por vezes tornam-se obsoletos quando não há uma atitude de constante curiosidade e vontade de aprender, de compreender e buscar a comunicação assertiva. Lidar com gente é diferente de lidar com algo inanimado.

O ambiente empresarial é formado por pessoas únicas, com um universo particular e expectativas variadas, onde todos interagem e, geralmente, apontam para alvos diferentes.

"...Há os que querem saber a verdade e aqueles que se preocupam em não se machucar...
...outro querem festa e seus pares só pensam em atingir a meta..."

O que um profissional deve saber para melhorar seu relacionamento interpessoal?
Como funcionam os grupos em sua dinâmica.
Quais as principais estratégias de comunicação interpessoal assertiva.
Maneiras de decifrar os diversos códigos no seu ambiente, muitas vezes, ocultos e revelados de forma subliminar.

Querer
O querer é o início de qualquer intenção de mudança. Se não houver a vontade pessoal em melhorar a comunicação interpessoal, de nada adianta possuir informações e conhecimentos específicos. O querer está relacionado com os momentos existenciais do profissional.

" ... Há aqueles que lançam a alma no espaço e outros ficam com os pés na terra. Há os que querem saber a verdade e aqueles que se preocupam em não se machucar..."

Como resgatar o sonho, a vontade, o desejo de construir um ambiente qualitativo?
Talvez este seja o ponto crucial nas relações humanas. Ninguém ensina o outro a querer.

A melhor maneira de lidar com a descrença pessoal e a ausência de motivação para uma comunicação aberta é programar espaços dentro da empresa para trabalhar as emoções. É através de programas atitudinais, realizados em forma de seminários, workshop ou encontros sistematizados que as empresas vêm alcançando resultados neste sentido. Através do resgate da auto estima, o ser humano consegue enxergar as próprias possibilidades e tende a ver seus pares de forma mais positiva.

A conseqüência da mudança de atitudes reflete-se no clima de trabalho, na produtividade e amplia a vantagem competitiva daquela empresa que investiu no querer.

Hoje, os programas atitudinais constituem a base para a melhoria da comunicação interpessoal. Diversas são as empresas que mantém esta modalidade de trabalho. Destacamos o exemplo da Bosch, com seu programa de sucessores e desenvolvimento de competências, cujos módulos além de valorizar conhecimentos e habilidades, enfatizam a mudança de atitudes. Seu programa de capacitação foi aberto com um seminário de Comunicação e Feedback e tive a oportunidade, como facilitadora, de constatar a importância deste tema como elemento alavancador de resultados.

Comunicação nos novos tempos
O saber e o querer fazem a dobradinha do sucesso.

O texto a seguir, traz um somatório do que está sendo trabalhado nas empresas em que atuamos, podendo servir de sinal para o investimento na comunicação interpessoal.

O Saber

Blocos temáticos:
- Métodos
- Técnicas
- Processos
- Ferramentas

Tipos de intervenção:
- Treinamento específico
- Aprendizado no ambiente de trabalho
- Mentoramento
- Grupos de aprendizagem
- Aconselhamento
- Redes de feedback

O Querer

Blocos temáticos:
- Comunicação interpessoal
- Fortalecimento da identidade
- Auto estima
- Visão de mundo e visão sistêmica
- Realinhamento comportamental
- Integração

Tipos de intervenção:
- Seminários vivenciais
- Auto diagnósticos com ferramentas específicas
- Aconselhamento
- Redes de feedback http://www.rh.com.br/Portal/Comunicacao/Artigo/1894/comunicacao-interpessoal-na-empresa---o-saber-e-o-querer.html

Como se comunicar bem

Wagner Campos
Wagner Campos é Palestrante e Conferencista em Vendas, Motivação e Liderança. Diretor da True Consultoria. Administrador de empresas e Especialista em Marketing. Atuou em grandes empresas como Cia Cervejaria Brahma, Unibanco, Multibrás Eletrodomésticos, Bebidas Wilson e Sebrae. É autor do Livro "Vencendo Dia a Dia" e Coordenador e Prof. dos cursos de Marketing, Com. Exterior, Logística Empresarial e Recursos Humanos da Universidade Paulista – UNIP e Prof. e Coordenador do Curso de Marketing do Grupo Unianhanguera Educacional.

+ textos de Wagner Campos

A comunicação é algo tão imprescindível que há fatos históricos comprovando que os grandes estrategistas venceram guerras utilizando um excelente aproveitamento da comunicação em seu favor, junto aos liderados, ou de forma estratégica, valendo-se da distorção da comunicação para causar pânico aos inimigos.

Pensando de forma corporativa, a comunicação pode causar situações semelhantes. Pode ser responsável pelo sucesso dos projetos e motivação das equipes, como também pelas dúvidas, atritos e não conclusão das atividades mal delegadas.

Segundo o Professor David Norton, da Harvard Business School, 95% dos funcionários têm dificuldade de absorver planos inovadores da diretoria da empresa. Isso, em geral, resulta da falha na comunicação corporativa.

É importante não se esquecer de três princípios essenciais a uma boa comunicação:
1- Seja Objetivo. Fale somente o que realmente importa na mensagem.
2- Seja Claro. A falta de clareza compromete os resultados.
3- Seja Preciso. Compare, cite prazos exatos, defina as metas categoricamente.

Diferentemente do que se imagina, comunicar-se de forma eficaz não significa ter um vocabulário invejável, dizer palavras bonitas e possuir uma voz de locutor de rádio. Ter uma comunicação eficaz e elogiável nada mais é do que ser entendido perfeitamente. Lembrar-se de que comunicação não é o que se diz e sim o que o interlocutor entende.

Devemos observar também que a comunicação não é avaliada apenas pelo que falamos ou ouvimos, mas pela forma com que nos expressamos e gesticulamos, ou seja, por nosso comportamento e nossa atitude. Irei sugerir algumas dicas para que você tenha oportunidade de melhorar sua comunicação em reuniões, apresentações e até mesmo em conversas informais junto aos amigos.

Situações a serem EVITADAS:
- Falar muito baixo ou alto demais, muito rápido ou excessivamente devagar.
- Respirar rapidamente de forma a prejudicar sua dicção.
- O excesso de vícios de linguagem como: né, tá, então, tipo assim, percebe, entre outros.
- Mencionar termos técnicos a pessoas que não têm capacidade para entendê-los.
- Ajeitar a gravata, cabelos ou óculos durante uma apresentação, palestra ou reunião.
- Ficar olhando para o chão ou o teto.
- Movimentar as mãos excessivamente, ou colocá-las nos bolsos ou cintura.
- Falar sobre o que não conhece.

O que você DEVE fazer:
- Ter habilidade para ouvir e interpretar.
- Saber distinguir o momento oportuno para enviar a mensagem.
- Desenvolver a percepção e identificar se está ou não agradando e o que mais chamou a atenção durante o processo de comunicação.
- Reforçar as palavras de ação.
- Desenvolver a autoanálise constantemente.
- Criar um clima de receptividade e confiança.
- Administrar o conflito interpessoal.
- Ter habilidade para dar e receber feedbacks.
- Manter-se atualizado.
- Utilizar-se do feedback.
- Usar a empatia compreendendo o ponto de vista do interlocutor.

Enfim, para se comunicar de forma eficaz é preciso saber ouvir, analisar, interpretar e agir. Deve-se possuir um perfeito planejamento do que se deseja transmitir, quais atitudes serão tomadas em caso de imprevistos e como conseguir fazer com que as pessoas envolvidas, não apenas entendam a mensagem, mas também a transmitam com o mesmo conteúdo originalmente elaborado.

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