terça-feira, junho 23, 2009

Definindo: COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL

COMUNICAÇÃO - Do latim communicatio de communis. Comum significa a ação de tornar algo comum a muitos. Comunicação é o estabelecimento de uma corrente de pensamento ou mensagem, dirigida de um indivíduo a outro, com o fim de informar, persuadir, ou divertir. Significa, também, a troca de informações entre um transmissor e um receptor, e a inferência (percepção) do significado entre os indivíduos envolvidos.
COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL - Essencialmente um processo interativo e didático (de pessoa a pessoa) em que o emissor constrói significados e desenvolve expectativas na mente do receptor.

A partir destas definições tem se que a comunicação interpessoal é a troca de mensagens de no mínimo duas pessoas onde uma tende a receber a mensagem da outra.
A mensagem pode ser passada de diferentes formas, são elas a verbal que é dividida entre verba-oral e verbal-escrita que respectivamente querem dizer: conversa direta com o individuo, para dar explicações, para informá-lo, etc. E comunicação através de memorandos, relatórios, etc.
A comunicação também pode ser feita através de símbolos, seriam eles a roupa que você veste, o carro que você tem, entre outros e por último a comunicação não-verbal que seriam as expressões faciais, tom de voz, etc.
A comunicação não é tão simples de se fazer como se parece, hoje tem se uma diversificação muito grande de cultura no mundo o que faz com que nem tudo seja tão lógico como se pensa, pois para você uma idéia pode ser totalmente diferente da de outra pessoa. Por tais motivos para a comunicação ter êxito o interlocutor precisa ser muito claro e específico no que ele diz. E como a comunicação se tornou algo essencial no mundo de hoje é preciso ter muito conhecimento para utilizá-la de forma correta. Fleury e Fischer (1996) afirmam que a comunicação constitui um dos elementos essenciais no processo de criação, transmissão e cristalização do universo simbólico de uma organização.
Formas para melhor o entendimento no processo de comunicação seria ter uma escuta ativa, ter empatia, refletir o que esta sendo passado a você, ter habilidades de feedback, etc.
Existem dois termos muito usados no estudo de comunicação interpessoal, são eles: feedback e followup.
FEEDBACK – Este é um termo muito usado no estudo de comunicação interpessoal. O feedback é a percepção do ouvinte, é o processo que diz o que você sente em função do que o interlocutor disse ou fez
FOLLOWUP – É o processo de dar continuidade ou questionar o questionamento de uma pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário